Língua e Literatura
100 anos de Jorge Amadop. 21A ocasião do centenário de nascimento de Jorge Amado (10/8/1912) se configura como oportunidade única para promover o conhecimento da sua vida e obra. A busca pela igualdade entre os humanos esteve sempre presente nos seus livros, desde os que são considerados da sua fase mais militante aos posteriores a Gabriela, cravo e canela.
Camila Kowlaskiassessora de comunicação da Fundação Casa de Jorge Amado. Salvador, BA.comunicacao@jorgeamado.org.br
- AtividadeSarau literário
Objetivo: conhecer a obra de Jorge Amado e oportunizar momentos de vivência literária e artística aos alunos e professores.
Desenvolvimento:
Divida os alunos em grupos e proponha que conheçam livros e textos de Jorge Amado. Pode-se deixar a escolha livre ou indicar alguma obra especial ao grupo. É possível selecionar trechos de filmes, músicas, fotos e outros materiais que expressam a amplitude da sua obra.
A seguir, organize um local e decore-o com elementos do universo literário de Jorge Amado.
Por fim, com bastante naturalidade, podem ser feitas apresentações para que trechos das obras e outros materiais sejam conhecidos e se possa celebrar esse importante escritor brasileiro.
- Sugestão de Site: Fundação Casa de Jorge Amado. Dedicada a preservar o acervo do escritor, tem como missão promover a pesquisa e a divulgação da sua vida e obra. Acesse:www.jorgeamado.org.br
Um comentário:
Na aulas de literatura, Jorge Amado é pouco recomendado, porém é bom que se diga que há uma contribuição enorme em seus romances para o entendimento de fatores sociais, envolvendo a Bahia daquela época.
Postar um comentário