Vem pra cá José, Capitão ... “O Senhor te Chama”

Exemplos de Amor e fé
Era uma tarde de chuva quando ele partiu, todos os dias eram lindos porque ele sorria, e naquele dia 30 de Abril, era dia de comemoração, de aniversários, de lembranças e tantas gratidões  ! Queria poder retomar minhas escritas com uma boa reflexão, com uma indicação de novas leituras, somente afirmações saudáveis de como me curei da COVID,  algo que pudesse prender a atenção de que a lê. Mas no que tange à escrita desde já sou suspeita, e como dizia meu pai, “ dons mediúnicos” ou sobre profecias só mesmo o Jeremias.  Esse ano, em Julho mais precisamente faria oito anos da queda física de nosso pai, nossos esforços nunca foram em vão, por onde passou nos Hospitais Públicos sempre fora bem tratado, depois, em São Luis, conseguimos inseri-lo no Programa Melhor em Casa.  

nossas mãos não ficarão
vazias
Na tarde do dia 20 de Abril quando os sinais vitais de meu pai já não  eram perceptíveis, o médico do melhor em casa, ali já nos disse que chamar a ambulância podia ser muito tarde, “cuidem para que não haja intercorrências” mas José é forte  e Maria nossa mãe, cheia de fé, arrumava as coisas pessoais , os medicamentos, sabia que ainda não era a hora final . Na confiança fomos para o Hospital, e ficamos por ali, ate umas horas da noite quando o medico nos disse que naquela noite ele ficaria na Semi UTI .  Dia seguinte retomamos para fazer os plantões, até que na noite de  Trinta  o Senhor o chamou: vem para cá Capitão Sodré, alegrar o céu! Nós nos entristecemos, choramos, nossos lares perderam o encanto; o Margaridas, a Rua da Graça empalideceram com sua partida! Nós choramos tristes porque é da natureza humana; mas quanto de suas alegrias, de seus ensinamentos, de suas lições, de suas palavras e gestos concretos em nossas vidas e na vida de outras pessoas! Lembranças maravilhosas! Orientações para a retidão, nos dizia com muita frequência “ não basta aparecer sem ser”.   Testemunhos de lealdade e fé. Testemunhos das dificuldades que passou na infância e adolescência, não foi em vão sua passagem, meu pai! Foi em vida um grande exemplo para nós, deixou a farda por conta de perseguição politica, mas não perdeu o brio. “ Combateu o bom combate, acabou sua missão e até último segundo guardou a fé.”  Por aqui ainda deu tempo de encantar-se com  Maitê , por vezes ela mesma foi a fonoaudióloga, outras a fisioterapeuta, a médica do amor; o diálogo fluía, tudo era graça, par todos nós, encantou-se com as visitas de rotina do Theo, apenas trocavam olhares.  Imagino meu pai, nosso pai, chegando ao céu; deve ter sido uma festa.  Nós só temos a agradecer a DEUS pela caminhada  , pela missão que cumprimos juntos, pelo privilegio de ter tido um pai tão amoroso e cuidadoso com filhos , netos e bisnetos. Nós só temos a agradecer a DEUS porque nos fez entender que as nossas vidas precisam ser de doações e de solidariedade.  Obrigada às orações de fortalecimento de nossa mãe! “O normal é que a dor de teu irmão também te abata, assim nos dizia”! Obrigada a todos os  corações que juntaram-se aos nossos pra nos encher de força e esperança ! Obrigada aos nossos irmãos, a nossa mãe, aos nossos filhos,  aos nossos tios, aos cunhados, aos nossos primos , aos nossos amigos...  A vontade do Senhor é soberana e por mais que sintamos saudades , nosso coração se acalanta em saber que estás em paz. Nosso pai era carismático, personalidade marcante, sempre havia uma palavra de incentivo, quer fosse para nós mesmos, quer fosse para conhecidos e amigos . Foi nosso herói, um santo homem, um apaixonado pela  vida . Não se deixava abater ...  E nosso bom José fez sua última viagem no dia de São José operário, de quem era devoto. Nas horas de oração, no final da tarde, todas as vezes lembrava-se de São José  ! E eu teria páginas inteiras para contar sobre as alegrias, os orgulhos, missões , doação,  solidariedade , tanta coisa que aprendemos com nossos pais, mas o Senhor o chamou,
 José..

Marias 
E nosso luto se misturou a tantas outras dores, juntou-se a outros irmãos que no mês de Maio perderam filhos, pais, irmãos, amigos; e nosso luto foi de provação , logo dia 05 de Maio nosso sobrinho Victor nos deu um susto, teve que fazer uma cirurgia às pressas, depois do seu Sétimo dia, tive um mal estar, febre e dores no corpo, fui fazer o teste, estava positivo para Covid, e quando visitei o médico pela primeira vez, ele disse que eu não podia chorar. Como não chorar!?  E fui sendo fortalecida nas orações, nos cuidados de minha própria casa,  nos recebidos carinhosos: do café da manhã, da água de coco, do caldo de ovos, da sopa,  do almoço, do bolo, do mingau de farinha, do chá, do mel, na consulta com os Médicos,  na viagem para fazer o exame.  Muito grata a Deus porque não nos deixou sós, depois de mim , todos estavam doentes, exceto Maitê. E ali no quarto, ora a dor da saudade , ora a dor da doença, o abatimento emocional aumentava com as noticias de quem partia por conta do vírus , nosso querido amigo Raimundinho do Arrocha, lutou e não resistiu, e tão jovem foi também a querida Darlene Abtibol, e nossas lágrimas não secariam assim, e antes que eu tivesse alta médica , pelo vírus foi o irmão José Altanizio! Quem consolaria quem? 
   
da lição para a missão

                                                                E nosso luto, já era coletivo . E no dia do velório de meu pai, nossa tia nos lembrava dessa passagem “Senhor, permite-me que vá primeiro enterrar meu pai .Mas Jesus respondeu: Segue-me e deixe        que os mortos enterrem os seus mortos ; tu vais e anuncia o reino de Deus” . Entristecidos  ficamos com a partida da nossa companheira Professora Claudicéa Granjeiro, pessoa forte e tão querida cidadã de Belágua.  Antes de concluir, lembrei-me da história de José do Egito de suas visões e previsões e o Senhor, meu pai, nos dizia de outra forma “ quando a gente tem, lembrar-se de quando não tem”. E eu já estava sem palavra para encerrar minha crônica, quando soubemos da viagem final de seu José Pereira, pai do Professor Raimundo; tão logo essa nota; a profunda tristeza da partida precoce também pelo vírus da Nelcilene  Abtibol, a Nilcinha; e pra engasgar a fala, para calar ou protestar a sala, nossa tão querida Professora Maria de Lourdes foi chamada  e não faltou...Foi a triste partida.  Por aqui em nosso egoísmo nos abatemos e ficamos tristinhos, e o céu ganhou o Capitão, o Irmão, o Cantor, as Princesas, o Rei, a Cidadã, a Rainha, a Professora... e se até o último dia eu tivesse perguntado e como é meu nome: Coração e pulmão enchiam-se de orgulho:Professora Nilma Sodré!Nem oito nem oitenta, oitenta e oito, porque não é em nosso tempo! Obrigada ao nosso Deus pela missão na terra de nosso pai. Obrigada por nossa recuperação!José nosso pai, nosso filho, nosso irmão... saudades e gratidão! Rimos e choramos em nos lembrar das tantas chances que nosso Pai do céu nos deu. Não queremos nos perder no caminho! Estamos em paz ! Estejam em paz!


 


5 comentários:

Laís Matias disse...

🌷🌷🌷🌷🌷 O texto nos abraça. É realmente um dom. Rezo para o conforto e consolo de todos 🙏 Sr. Sodré cumpriu sua missão ❤️

professorraimundo53@gmail.com disse...

A sensatez, sem dúvidas é a chave de muitas portas, tenho certeza que muitas lágrimas rolaram ao escrever esta crônica mas também não a tenho menos da felicidade que entusiasmou a enumerar qualidades e bençãos do nosso eterno capitão.compartilho dessa dor mas comungo também da honra e da gratidão a Deus participar dessa despedida de todos que agora servem de estrelas para continuar iluminando nosso caminho de filhos, parentes e amigos. Obrigado!!!

Romariopiquiz disse...

Nossa que emocionante. Não sabia que tinha sido acometida por esse vírus terrível, mas graças a Deus já está bem. Lindas palavras professora. Só fica a saudade e lê.brancas preciosas dessas pessoas maravilhosas que o senhor chamou para junto dele. Abraços.

Ir. Luciana disse...

Parabéns! Que riqueza de vida e que estaexperiênciaseja de incentivo a tantos.'

Cristiane Vieira disse...

Nossa!! Palmas !! Obrigada amiga professora 😘🌸😘 por encher meu coração de tantas emoções e lembranças!! Em muitos versos sentir a presença de eterna mãe, minha rainha. Gratidão a sua sensibilidade com as palavras,Nilma Sodré!

Postagem em destaque

Seu filho tem nome de Anjo... Renascerá o Gabriel

  Era para começar com era uma vez ...mas opto por alternar, não se trata de tese, de ensaio , fiz um crivo dentro de minha compreensão e pe...