Recados dados: sinais visíveis e anotados


 

Estou com um escrito em meu caderno de rascunho há alguns meses, nele falo da subjetividade da foto, do fato... não publiquei porque não considerei nele nenhuma utilidade; deixei-o até que no decorrer dos dias em encontre mais motivos para publicar! É apenas uma dessas inquietações que rondam e a gente na precipitada atuação de escrever  pensa que “estamos certos”. No entanto, que importância tem trazer isso à tona por esses dias? Com quais respostas devo está pronta para as perguntas elaboradas e sutilmente já completadas? Nesses mais de dez anos de escrita, em que dou ou recebo meus recados, o que escrevo é apenas uma gota e  nem se compara com o testemunho de Madre Teresa !

Enquanto isso os recados vem sendo dados, em todos os tempos e espaços, nos campos de atuação e encenação, “ nas escolas, nas ruas, nos campos, nas construções” , nos bares, nas praias, nos trânsitos, ainda nas eleições ( aqui os homens de gravata mandam) e não há mais  tempo suficiente para consertar aquilo que não foi idealizado, é daqui para frente; conviver com as virtudes e as possibilidades   porque o paradoxo resume-se na  palavra aglomeração. Parecia que estávamos todos em paz, no controle remoto dos próprios homens, até que fomos convidados a entender o ensinamento  trazido pelas Escrituras  existe um tempo certo para cada coisa, um momento oportuno para cada propósito debaixo do sol ! Lembro que em Março de 2020 quando o mundo inteiro admitiu que havia uma pandemia invadindo os Continentes, e a Organização Mundial de Saúde declarou  estado de calamidade pública, de lá para cá, todos os Canais traziam noticias assombrosas, números avassaladores de vitimas fatais, de contaminados e de suspeitos, da ausência de insumos básicos, dos descasos e do possível caos que podíamos enfrentar ! Isolem-se ! Confinamento já! Distanciamento Social! Máscara! Quarentena e tantas outras palavras somaram-se ao nosso “trivial vocabulário”.  Em minha escrita, nesse mesmo mês, (ano passado)  fiz relação com o filme Ensaio sobre a Cegueira,  nele a metáfora implícita da falta de visão do homem que não enxerga aquilo que prefere não compreender, inclusive a si mesmo! “Pegar a visão” como dizem os mais jovens sobre a proliferação desse vírus tem sido árdua tarefa.  Atravessamos o ano inteiro nesse ensaio, aliás, um  parte do ano, por mais solidariedade, por pessoas mais empáticas, por um mundo mais humano, pregamos tanta coisa em forma e conteúdo para que ganhassem vidas e de fato fossem inerentes às nossas presunçosas condições humanas. Todos ecoamos  vozes de otimismo, de esperança, de fé; desejosos de que houvesse um trajeto mais seguro, uma caminhada menos dolorosa,  orientando através de medidas protetivas, massificando o uso de EPIs, sinais visíveis de que os flyers  estão sendo anotados, clamando por um “se houver amanhã” , com a sonhada cura, prepotentes como se ele nos pertencesse.  

foto cedida Blog Aconteceu
virou Noticias




No entanto, os recados continuam sendo dados, através dos grupos de whatsap, pelas redes de transmissão, endereços de email, nos perfis de facebook e instagran , tantos outros aplicativos úteis e necessários, nos canais televisivos e nada mais chegavam ao destinatário  atrasado, porque nos foi dado a condição de remotamente;  ganharam mais espaços nas mídias e em nossas vidas, os momentos culturais:  os poemas, as canções, as lives solidárias, os deliverys. Sim, e a gente parou para ver que há muito tempo “ o mundo estava ao contrario” não havíamos reparado , porque estávamos ocupados com nossas imperiosas vontades! Quanta arrogância ! Quanto ódio difundido! Quanto egoísmo! Crescente ganancia pelo poder! Injustiças! Calamidades crescentes  entre nós, e isso era normal?  Os  recados das maneiras mais distintas  vem sendo dados, os destinatários não acessam com frequência suas “caixas de entrada” deixam passar em branco! Ainda bem e em tempo, muita gente passou a usar as mãos, na arte culinária, no cuidado com as plantas,  com as mudas e com os frutos; nas costuras, nos crochês, nos tricôs, nas aplicações e ponto de cruz; nas elaborações de poesias, na composição de novas músicas, novos canais, nas tecnologias! Reinvenção! Clichês! Adequação! Sugestão!  Composição! Diálogo! Construção! Clichês! E assim, “ no dia em que terra parou” houve um combinado , vamos permanecer  de “ mãos dadas” até tudo isso passar ! E não passou! O homem sonhou, e demasiadamente toda arrogância voltou, quiçá na mesma proporção do vírus ! 

 E assim, nós aqui de nossa janela podemos ainda Graças a Deus presenciar que  “ a cura está no coração” são oito anos de um pulmão totalmente enfraquecido, da imobilidade física, da ausência de voz,  indo e vindo nas visitas e de plantão, aqui não tem vale tudo, porque vale a sensibilidade das Marias mães e irmãs,   porque o que vale para  nós é a presença  de um coração amoroso  que  deixará um testemunho imenso e de lições numerosas , “o combustível esta caríssimo e é tão pesado abastecer... mas é muito mais, empurrar um carro”. O que isso tem a ver com essa onda de pandemia, contaminação e tantas restrições? Há exato um ano, perdemos amigos, perdemos parentes, outros tantos ficaram com sequelas, perderam empregos, não tem “o pão nosso de cada dia”; o que isso tem afinal a ver?  Tem uma gota, e se cada um fizer a sua parte voltaremos com a mensagem de Madre Teresa  “o que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor”,  que a gente consiga proliferar o bem, pelo caminho da sensibilidade, humanizando e inspirando pessoas , porque de apontamentos de pedras, de  dedos e de armas , não é esse o recado que eu quis. Cuidemos enquanto há tempo para que não seja tarde demais para a reprovação! Recebidos com sucesso, de onde estou ...

 


6 comentários:

Unknown disse...

Tudo muito verdade
Recado recebido

Unknown disse...

Tudo muito verdade
Recado recebido.

Celine Azevedo disse...

Reflexão necessária. Estamos imersos num cenário de guerra, em que o inimigo sutilmente chega e se não estivermos preparados, seremos vencidos. Que Deus nos proteja, que o inimigo caia.

Lauri disse...

E aquela história de que "teriam que morrer uns trinta mil"? A meta foi batida, mas o objetivo não foi alcançado, pois já beiram trezentos mil e a arma não é de fogo, mas mais letal que qualquer arma criada pelo ser humano... Será que esse é o recado?

Anna disse...

Verdade. " Que essa pandemia não deixe nada morrer em nós, nem a fé, nem a coragem, nem a alegria,nem o ânimo.

Unknown disse...

Recado Recebido!

Postagem em destaque

Seu filho tem nome de Anjo... Renascerá o Gabriel

  Era para começar com era uma vez ...mas opto por alternar, não se trata de tese, de ensaio , fiz um crivo dentro de minha compreensão e pe...