Professora Lourdes , até aqui quantos doutores?


 


 Mês de Maio, mês de Maria de nossa Mãe que tem nos dado a mão nas travessias ... e  até aqui quantos Josés , quantas Marias partiram para o plano Celestial? Vivenciamos a intensidade de dias de dor, de tristezas, de saudades, de ansiedade, dias seguidos de luto, mas todos recompensados pelo amor de Deus com boas e bonitas lembranças;  cada um que nos deixou abriu uma lacuna em nosso coração, deixou uma marca. Na data de hoje em meu nome, em nome de milhares de pessoas que foram alfabetizadas, em nome da Ordem Terceira Secular, (Franciscana) devotos de São Francisco, em nome das centenas de profissionais da educação de nosso Munícipio, deixo registrada minha homenagem.

Professora Lourdes foi professora leiga de muitas gerações, a primeira turma do antigo Ginásio contava com ela pra tirar muitas dúvidas, foi a luz, foi a mão estendida, a critica literária, antes mesmo de sua formação, conjugar de cor e salteado em tempo e todos os modos. Quem ousaria desafiar? Morou por mais de uma década em São Paulo e quando retornou carregava no VERBO  e poucos de nós dávamos o devido valor !   Urbano Santos deve reverencia para com seu nome querida Professora Lourdes ... Tive a dupla honra de ser sua aluna por quem fui alfabetizada e sua colega de trabalho. Passamos no mesmo concurso em 1992.  Em 2007 , na escola Chagas Araújo organizei sua festa simbólica e cheia de carinho de seus 70 anos! Quanto de alegria e satisfação sentiu naquele dia, na ocasião pude dizer do quanto eu era grata pelas lições e os necessários puxões de orelha. Acompanhamos de perto sua lida até quando em 2015 participamos com você da Formatura  de seu filho, Enfermeiro Maycon Soeiro, a vitória chegou e você não cabia em si de tanta satisfação. Quanta alegria! Era seu maior orgulho. Mas somos testemunhas do quanto amou e preservou a amizade e carinho de todos os sobrinhos, deixa um espaço em branco em todos nós, nos irmãos de  sangue, nos irmãos da ordem Franciscana,  com quem compartilhava os momentos de oração e doação, era uma presença notável em todos os campos. Deixa lacuna nas escolas por onde contribuiu, deixa um espaço no coração dos irmãos em Cristo. Quando nos falamos ainda na ativa, eu dizia Professora , se aposente! Que nada ainda posso contribuir. E sua vida fez-se doação entre nós! Quando soubemos de sua internação, eu estava em recuperação, e soube igualmente de todos os cuidados e atendimentos , estávamos confiantes de que retornaria para nosso meio, até,  que o quadro se agravou e não resistiu ... Ficamos todos mudos e muitos tristes! Esse inimigo  maldito que tem levado tanta gente querida , veio traiçoeiro e lhe atacou ...


Assim nos diz a escritura, “Enquanto estamos tristes por causa da morte de um santo, o Senhor está se regozijando. Em uma certa ocasião, o Senhor orou dizendo:“Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste” (Jo 17:24)

Professora Dulciane escreveu em sua página “alfabetizou a maioria dos médicos, engenheiros, psicólogos , advogados, professores, assistentes sociais filhos de Urbano Santos, sua historia será lembrada por todos nós”. Seu nome , sua historia, seus ensinamentos nós os contaremos.Ficamos tristes com sua partida, e mais entristecidos ficamos quando da chegada de seu corpo na cidade, quase todos dormiam. Era madrugada, um silencio na avenida, em todos as ruas, era um cenário de luto, o cortejo passou na porta do Chagas Araújo uma das primeiras escola em que você contribuiu, depois uma paradinha de um minuto na porta de sua irmã Raimunda e seguiu para sua morada final. 

A noite do dia primeiro de Junho anunciava sua chegada ao céu  e nossa tristeza . Em sua partida na conversa ali na praça, até aqui quantos doutores, professora Lourdes ?  E para não ficar em falta, e nem lhe colocar falta, em  tempos de pandemia não é permitido : Professora MARIA de Lourdes, PRESENTE ! Calei-me! Foi nosso adeus, nossa palavra final!  Descanse em paz ao lado do Pai! Conforto ao nosso Coração!

 

Missa de Sétimo dia de Professora Maria de Lourdes

06 de Junho de 2021

 

Um comentário:

Postagem em destaque

Seu filho tem nome de Anjo... Renascerá o Gabriel

  Era para começar com era uma vez ...mas opto por alternar, não se trata de tese, de ensaio , fiz um crivo dentro de minha compreensão e pe...