De algumas construções às saudações finais


Medalha de Honra 
“Não se admire se um dia” você tiver que partir, deixar alguns sonhos para trás ouvir a canção e seguir; começa minha parte nessa historia desde que em 2000 quando fui provocada verbalmente por uma autoridade que exigia de mim que eu fosse candidata a vereadora naquele ano, não deu para mim! Papai intimado a participar da decisão, usou esse proverbio “quem meu filho beija minha boca adoça”. Depois compreendi que os riscos das carnes são de derme são de pele, só quem as tem cortadas, sabe contar sobre...   Claro sofreria retaliação, mas já era esperado, e nada disso mais me deixa ressentida, trabalhei um pouco mais de um ano no Munícipio de Belágua onde fui muito bem recebida, aprendi lições, conservo amizades até hoje, inclusive extensivas ao Povoado Piquizeiro, foi um bem enorme. E em 2002, graças a Deus, houve concurso público para professores do Ensino Médio e fui aprovada e em tudo concluo de que já  deixei passar algumas oportunidades, no entanto agarrei inúmeras e todas para meu bem, assim entendo por isso, agradeço!
     Dali em diante,  novas construções, tive inúmeros apoiadores, mas todos começaram dentro de casa, preciso reconhecer isso, e quando eu decidir filiar-me ao PT não  era uma aprovação unânime... em 2002 já escolhi em votação o Presidente  de nosso país, seguindo, em nosso município e em 2004 em Convenção Própria decidimos lançar nossas candidaturas com Julia Almeida candidata a Prefeita do Município sabíamos de nosso potencial, e da qualidade de nossos candidatos, por isso  não hesitamos, íamos cumprindo nossas agendas de reuniões e conversas,  ocupando os espaços conforme a legislação eleitoral, visitamos os povoados, fizemos intervenções e conquistas a citar ,por exemplo, através do Luz para Todos; fizemos nossa campanha com as propostas, isso nos motivava a chegar mais longe, éramos taxados de lunáticos,  e nesse contexto , uma cena nos marca nessa época : véspera das eleições , eu , meu filho, professor Raimundo, Wilson Souza, Iran Avellar, Julia Almeida,  Manoel, Mazinho saímos às ruas para de alguma forma deixar nosso material de campanha nas ruas ! Cada um numa garupa de moto e seguíamos, aos nossos opositores não fazíamos diferença, nem fomos para as estatísticas, contudo para nós, fizemos sim, votamos em nós mesmos e estávamos tranquilos quanto a isso,
Novos cenários foram surgindo, em 2008 por convenção, nos coligamos com o PDT, com o Prefeito Aldenir Santana que ia para reeleição, a quem sou grata, nessa campanha tínhamos três candidatos a Prefeito, fomos derrotados nas urnas, no entanto elegemos pelo PT nosso companheiro professor Raimundo, dali em diante, uma nova fase, subtração de direitos, cenário desafiador , nesse ano, nosso município já contava com um Núcleo Sindical atuante e nossa classe a primeira a ser atacada, foi para o campo. Nesse mandato, Vereador Professor Raimundo, foi nome forte e decisivo para todos nós durante a gestão, através dele, conseguimos assegurar alguns direitos, com apoio dos demais, claro. Muito obrigada! Depois das eleições, foram dois anos e meio em debate com a justiça para cassar o mandato do eleito, havia contas reprovadas e fazia parte de nosso cotidiano acordar ou dormir com as notas do judiciário  até que em meados de 2011 , nosso município ficou sob nova administração; os resultados foram novos nomes, outros protagonismos em nossa cidade , para nós um diferente parâmetro seria retomado a partir de agora , as projeções passaram a ser outras; consideráveis  reações ,do lado de dentro da politica social  já estávamos todos nós de nosso partido. Nossos esforços não foram em vão, em 2013 elegemos para Prefeita de nosso município Iracema Vale pelo Partido dos Trabalhadores, senti-me honrada em poder ter sido escolhida para ser gestora da Educação de nosso município, sentimento de gratidão extensivo a todos os companheiros de longevas datas que apoiaram essa empreitada. Nesse mandato, contamos com os vereadores Professor Raimundo  e Paulo Costa eleitos pelo PT. De lá para cá viemos construindo liderança, serenidade, sensação de dever cumprido; norteamos alguns trabalhos em caráter coletivo; espirito público, numa perspectiva de agradecer a oportunidade e de servir; com as falhas da pessoa e da personalidade.  Nesses anos, nunca me faltou convicção do papel que exerço, fui acolhida de forma sadia e de algum modo, minha contribuição ajudou para que eu fosse convidada a permanecer no cargo, no novo mandato de nossa Prefeita ; durante o percurso, há dez anos perdemos nosso irmão Cabo Sodré, numa ação equivocada que culminou em sua execução;  em tempos e espaços diferentes, eu e a Prefeita Iracema enfrentamos de perto a debilitação de nosso pai, de forma serena e consciente fomos vencendo; o dela foi chamado para eternidade ...
Por tudo isso que aqui coloquei omitindo alguns fatos para não tornar-me (mais) repetitiva há quase vinte anos fui filiada ao Partido dos Trabalhadores, aprendi com seu José Martins, Itevaldo, Domingos Dutra, agradeço as diversas experiências adquiridas , defensora de nosso ex Presidente Lula sim, defendi e torci para que nossa ex Presidenta Dilma não fosse cassada, legenda em nível nacional e municipal da qual me comprometi em atuar; defendi, comunguei com ideias, eu as vi virando matéria,   felizmente, assim como um dia me sentir a vontade para ingressar no partido, hoje venho dizer que eu pedir para sair, no entanto,  mantenho acesa em meu coração, minha gratidão aos ex gestores de meu município com quem não tive grandes relações de amizade mas adquiri o respeito de cada um, nesses processos de deveres e direitos , de direitos, quando ouvi certa vez:
foto reprodução
“aqui quem manda sou eu” , hoje eu diria está certo, não me caberia ter razão ! Mantenho vivo o legado de todos os ensinamentos, de todas as consequências de escolhas precipitadas, sair de uma legenda não me tornará uma pessoa mais ou menos preterida, pois em todo tempo tudo é processo, tudo muda! Para mim, perseguir a saúde, poder ir e vir sem a assombração dessa pandemia, e daqui a um mês completar meus cinquenta,  procurar no campo de minha atuação ser mais humilde. Essência de amizades, de gratidão, de reconhecimento de méritos deixo aqui em nome de meus companheiros Clemilton Barros, Professor Raimundo, Paulo Costa, Wilson Souza, Iran Avellar, Mazinho,  Julia Almeida, Anita Batista, Vereador Edinilson Moura,  afinal, comungando  da crônica do escritor José Sanches “ nenhuma conquista é mérito isolado de seu próprio dono...”  Aos demais companheiros sintetizo meus agradecimentos em nome de Iracema Vale Prefeita de nosso município, a quem reconheço e enalteço os trabalhos através de nossa pasta ...”   Por enquanto eu canto “ um dia a gente chega no outro vai embora” e posso dizer que meu partido agora é uma razão, um coração, uma saudação! Noutras voltas,  quem sabe ... obrigada a todos pelas conquistas conjuntas, o Partido continua sendo importante para nosso município deixá-lo agora tem um preço afetivo... contudo, bençãos divinas me fazem trilhar outros  percursos com os pés no chão...a todos meu respeito, minha gratidão, minhas saudações !






Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Seu filho tem nome de Anjo... Renascerá o Gabriel

  Era para começar com era uma vez ...mas opto por alternar, não se trata de tese, de ensaio , fiz um crivo dentro de minha compreensão e pe...