Preâmbulo ou percalços : o óbvio sendo dito

                                                                                      

Não se admire se um dia...” eu começar a contar a mesma historia;   preâmbulos e pretextos previsíveis são parte do repertorio de quem passa muito tempo sem escrever uma linha. Deixarei aqui um ícone: Interessante! Eu devia escrever sobre a subjetividade do
voto ou da superficialidade do fato do voto .
   Eu devia escrever outras folhinhas a mais. Essa contabilidade não importa mais.

Pois bem... Julho de 2022, relendo as legendas e olhando as lindas fotos, tenho a leve sensação de que foi ontem, trago um viés simples  , sem detalhes e embora tenha um histórico de pedaladas leves e sem muitas aventuras; esse ano, provocada e incentivada bastante pela amiga Dulciane Araújo, no mês de aniversario dela, comecei uns treinos para acompanha-la . Treinamos, fomos ali na estrada que liga a Barreirinhas, até   o Povoado Vertente, fizemos as fotos nas máquinas, na passagem do rio, tomamos banho. Sondamos a quantas a andava a construção da estrada.  Foi um sonho bom ! Botando aqui a roupa do Pilates , indo perto de gente linda, ficando linda;  outras aventuras foram acontecendo. Para cada percurso novo, o entendimento de um desafio ; de uma feita fomos até ao o Sitio João Ivo, na estrada de São Benedito ...  pedalar deixam marcas nada convencionais; é um acertar as contas consigo mesmo/a para sentir-se mais empolgante e abrir espaço para novas astucias.

Talvez eu não siga a ordem cronológica, nem mesmo pretendo transcrever todas as sensações porque são inúmeras , pelas minhas contas o percurso mais longínquo para o qual fiz foi ao Povoado Surrão, saímos de casa às 5:00 , ainda turvo, divagar nas estradas ; parando num canto ou noutro para fazer o registro, bebendo um gole d água , enxergando outras cores pelo percurso ; ouvindo depoimentos, apreço pelas contrarias acomodações ; recebi incentivo logo dentro de casa : até o Surrão é longe, será de dar conta de ir ... fomos ! Nesse dia, com um carro de suporte , levamos um café da manhã reforçado, tomamos banho, fizemos vídeos , altas risadas , performances. A vida sempre nos chama para algo lá fora  , nos dando  a chance de continuarmos enxergando por mais perto de nós mesmos.  Historias inesquecíveis tenho extraído de minhas idas aos pedais , no retorno do Surrão, dei conta com minhas próprias energias ate o Povoado Fortaleza, admirada, pedir pra sentar um pouco e voltar no carro de apoio. Na verdade , aleguei que seria por conta da hora.. quase dez horas da manhã... Solidariedade, e gente por perto me esperando foi possível contar. Chegando em casa, tantas memorias e admiração! Pedalar é um exercício para a mente, uma tarefa que como todas as demais fica tão divertida quando encontramos outras energias, outras mãos, outras vozes. A mente se renova, ouvi um pouco dos depoimentos da Dulciane, envolvendo a saúde, contei sobre os meus ... a amiga Maria Gomes veterana e grande incentivadora disse logo “ pedale todos os dias , e deixe de lado as medicações.” Tenho seguido esse ritmo; as sequelas do COVID não são poucas, minha mente se amedronta em ouvir falar em casos graves de ansiedade e de depressão. Faço um pedal. Antes, passei uns dois meses na bike emprestada de minha irmã Soraya, em Setembro fui agraciada pelo incentivo de meu filho com uma nova bike! Que alegria ! Ele se parece muito com meu pai : tem que cuidar, zelar, limpar rsrsrs. Temos fotos lindas , registros maravilhosos. Um outro cafezinho da manhã ali no Povoado Vertente, água linda, corrente, tempo bom... nesse dia Amanda e Vanessa ficaram um pouco pra trás por conta da bike, pois é, as maquinas dão problemas, faz parte da aventura.

Ao decorrer, nos demos conta de que outras pessoas já tinham rotinas de pedaladas , grupos maiores, menores, históricos de grandes aventuras, fomos organizando nossos roteiros, ida ao Povoado Pau Ferrado, com um delicioso café da manhã ; lá com direito a banho; fomos ao povoado Sapucaia , direito a café , banho e pescaria, a amiga Nevinha levou seus instrumentos e pescou de primeira; no retorno uma batida entre ela e Soraya causou leves ferimentos; ponderações e cuidados a parte , chegamos em casa são e salvos ... antes aquele cansaço natural, na chegada da cidade . Aqui faço uma reflexão e a amiga e enfermeira Layde Ramos pode responder : minha saúde sendo testada ou sendo alimentada ? Façamos as escolhas.

 

Em Setembro participamos do Ciclismo da Natividade um lindo momento,  grata a Nossa Mãe por tantas maravilhas e cuidados; fizemos um percurso dentro da cidade! A sensação, associada à vontade de pedalar todos os dias e avançar em quilometragem é tão boa! É a continuidade que nos iguala ou nos individualiza , como lembra a amiga Dulciane “cada um tem seu ritmo , seu tempo, sua predisposição”. Organizamos um Pedal do Professor com direito a carro de som, acompanhamento da Guarda Municipal, fotógrafo, encerrando com café da manhã no Espaço Reviva. Viva  !  Viva ! Pedale! Tropece ! Volte a pedalar, para cada incentivo em que recebo, uso o dobro para incentivar . Final de Outubro , participamos do Pedal Outubro Rosa canal de incentivo e cuidados para com a mulher , promoção das secretarias do município , uma parceria saudável , proposito maravilhoso. OBRIGADA ao Criador do Universo, obrigada por todas as condições por que passo e me dou ao prazer de pedalar. Obrigada a todos ao meu redor pelo incentivo diário ! Obrigada às parcerias , aos empurrões e puxadas . OBRIGADA! Eu já vou me despedir, antes, dizer que fomos até a linda Praça da cidade de Belagua... me despeço agora , há dias não pedalo e todos os dias repito para mim mesma : aNILME-se ,todas as manhãs a vida te chama com algo de novo lá fora.







Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Seu filho tem nome de Anjo... Renascerá o Gabriel

  Era para começar com era uma vez ...mas opto por alternar, não se trata de tese, de ensaio , fiz um crivo dentro de minha compreensão e pe...