Português – O que é paráfrase



Paráfrase e uma transcrição de um texto, é a reprodução explicativa do mesmo utilizando uma linguagem mais longa, sempre conservando as idéias  do texto original. Ou seja, o ato de transcrever um texto com outras palavras mantendo o seu conteúdo central é parafrasear. Desta forma, a paráfrase repousa sobre o texto-base, condensando-o de maneira direta e imperativa. Quando acompanhada do texto ou frase original, a paráfrase é normalmente acompanhada com um verbum dicendi – uma expressão declarativa para sinalizar a transição para a paráfrase.
Exemplos: “O sinal estava vermelho, isto é, o comboio não foi autorizado a passar”. Está bem de ver que o texto original é “O sinal estava vermelho”, o verbum dicendi ” isto é” e a paráfrase “o comboio não foi autorizado a passar”.
Texto Original
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá,
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.

(Gonçalves Dias, “Canção do exílio”).
Paráfrase
Meus olhos brasileiros se fecham saudosos
Minha boca procura a ‘Canção do Exílio’.
Como era mesmo a ‘Canção do Exílio’?
Eu tão esquecido de minha terra…
Ai terra que tem palmeiras
Onde canta o sabiá!

(Carlos Drummond de Andrade, “Europa, França e Bahia”).
Este texto de Gonçalves Dias, “Canção do Exílio”, é muito utilizado como exemplo de paráfrase e de paródia, aqui o poeta Carlos Drummond de Andrade retoma o texto primitivo conservando suas idéias, não há mudança do sentido principal do texto que é a saudade da terra natal.
A paráfrase consiste em um excelente exercício de redação, uma vez que desenvolve o poder de síntese, clareza e precisão vocabular. Acrescenta-se o fato de possibilitar um diálogo intertextual,recurso muito utilizado para efeito estético na literatura moderna.

Extraído do Blog mais.org  em 27.062012

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Seu filho tem nome de Anjo... Renascerá o Gabriel

  Era para começar com era uma vez ...mas opto por alternar, não se trata de tese, de ensaio , fiz um crivo dentro de minha compreensão e pe...