Em tempo, “ o florescer dar ao cultivador uma certeza: os frutos virão"



 

Ontem já ficou para trás, como ficam as fotos, os fatos, as mensagens... recebi uma mensagem carinhosa de uma pessoa perguntando se eu escreveria uma mensagem pela passagem de aniversário da cidade, respondi talvez, possivelmente, meio indisposta , com uma missão daqui outra dali, as preocupações com a titia, a internação de Victor Gabriel, todas de algum modo tão importantes e especiais ... acordei lembrando da mensagem “ caso escreva, gostaria de compartilhar amanhã na festa da cidade”. Já passou, e minhas energias não deram conta de fazer essa escrita.

Prefeito Clemilton, Soraya , Vereador Paulequinha
Lilica Moreno 

Tomo como iniciativa, uma frase pronta “ quando alguém está prestes a tomar uma inspiração, ela certamente fará uma expiração”; nós na condição de escritores temos espirito de resistência, o que quer que publiquemos agora alcançará as mesmas pessoas que desejam ser alcançadas. Ano passado em Junho, escrevi em minha página para compartilhar conhecimento “

foto cedida por Alcebiades Filho
O florescer seja de qual planta for, dá aos cultivadores a clareza de que o fruto vem, é assim com a terra ...Os frutos virão”!  Convenço-me diariamente de que não sou apenas palavras, reajo, porque todos nós dotados de algumas virtudes somos o “conjunto das escolhas e renuncias”. E para todos nossos leitores, em mês de aniversário, não será redundante repetir essa mesma passagem: “Cuidar do que é nosso é tarefa para a qual fomos ensinadas desde cedo”. Escrevo então para dizer que convenço-me com os que cuidam de nossa cidade, orgulho temos das conquistas que são compartilhadas e perceber os desafios que ficaram noutro campo... traduzindo minhas próprias palavras “com muitas mãos”, no contraponto mais juvenil ninguém “é foda “o suficiente para definir , conduzir e fazer tudo sozinho; temos um Professor Prefeito e de certo saberá que todo bem que fizer entre os pares ecoará por muitos anos na vida dos companheiros conterrâneos, ecoará por aqui e cidade afora, tudo é conjunto. Em tempo, coloco em relevo minha participação no Programa Alfabetizar para valer, na ocasião eu disse aos pequenos de que tudo é exercício; ler e escrever são treinos diários, “o nadador não vence fora da água”.

Participei da Missa em homenagem ao Aniversário da cidade, uma missa cheia de significados dada a presença e as homenagens ao Dom Xavier, as homenagens lidas pelas crianças da catequese, o cordel de seu Bruno, depois a simbologia da Bíblia trazida pelo Confrade Flor,  (em minha memória estava uma carta sendo lida por meus pais de quando Dom Xavier e Padre Jose Antonio foram presos) e foi muito feliz, trazer para a oferta as especialidades médicas de nosso município, não apenas a forma , o conteúdo ; ao deparar-me com a imagem das profissões , lembrar-me das professoras que cuidam de nossos pequenos e dão sinais de que eles podem sim serem grandes profissionais. Nossa cidade hoje abriga “aqueles pequenos “ que foram nossos alunos, sendo Mestres pela Universidade Federal, nossa cidade completa mais um ano, e tem escritores espalhados por todo canto, levando informação, compartilhando conhecimento, levando incentivo e sendo inspiração. Que bom nesse aniversario saber que tivemos a iniciativa da gestão municipal em escrever páginas da história de nosso município, e bem melhor saber que os escritores locais deixaram suas marcas, que maravilhoso saber que nossa cidade, em sua versão de novos anos, criou a Academia de Letras. Definitivamente não vivemos em tempos de criar expectativas, os canais nos orientem todos os dias de que devemos criar possibilidades; a história diz muito sobre isso, começar as histórias com euforias e manter os ritmos não é tarefa fácil, nossa liderança Iracema Vale, sabe bem disso.

Assim, passado o aniversário, estamos ainda todos contagiados pela alegria das festas, da maratona, do ciclismo, das homenagens necessárias e especiais, das inaugurações, dos brindes, da linda avenida, diga-se de passagem; da reestruturação, e tantas outras motivações, nossas estradas de acessos a outros municípios, em dando certo, não são as casualidades, são anos de cobranças e pedidos de nossos governantes. E será grande avanço e alegria. De repente, como não posso deixar passar, lembrei-me de que tão logo Maitê faça seus cinco anos, também farei meus cinquentaS, percorro minhas lembranças para dizer que trago livro novo, edição especial, de poucas unidades;  já na ansiedade para tomar posse ainda esse mês na Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, em São Luis- MA,  estou tal qual a Nonatinha quando vê suas crianças nas apresentações...

Bem, termino, mas não encerro; deixo outras leituras para as centenas de leitores imaginários . Antes parabéns para minha querida cidade, parabéns ao nosso Prefeito Clemilton Barros e toda equipe por estarem a serviço. Trago um recorte da leitura da confreira Antonia Rodrigues:“viva nossa história”. “Nossa missão é viva e é inspiração para outras vidas”! Ler e escrever é um pouco isso, confundem-se com o abandonar-se ... Talvez não caiba, Fernando Pessoa teria dito “... se não ousarmos, teremos ficado, para sempre, `a margem de nós mesmos”. Bons plantios, boas colheitas para todas as representatividades. Viva. Um salve, graças a Deus que olha por todos nós.


 

 

Sec. Adjunta de Esporte Lila , Sec do Trabalho, Nevinha, Francinete Borges , Priscila 
 

 

Soraya, vereador Paaulequina , Lilica

Comadre Fátima, Francisco Rocha

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Seu filho tem nome de Anjo... Renascerá o Gabriel

  Era para começar com era uma vez ...mas opto por alternar, não se trata de tese, de ensaio , fiz um crivo dentro de minha compreensão e pe...