AULCA: Sensibilização e sensibilidade dos idealizadores e participantes

Registro de foto Denice 

Na noite de segunda-feira;  dia 04 de Abril , na sede do Sindicato de Professores ocorreu uma sensibilização para Criação da Academia Urbano Santense de Letras , Cultura , Ciências e Artes , um evento cultural que reuniu amantes da literatura, feitores de diferentes artes , alguns nomes ligados a Cultura de Urbano Santos , fotógrafos,  escritores locais  e o mais distinto público !

Movimento liderado por mim, na condição de  professora e escritora,  atualmente sou membro correspondente da Academia Vargem Grandese de Letras e Artes a convite de Nossa Presidente Jucey Santana , o evento
contou com os apoiadores na divulgação e debates de ideias professores Domingos Dutra, Laurilene Correia , Fernanda Carvalho, Noemia Souza , Antonia Rodrigues , Idelvanda Santos , Fabrícia Valentim e com a logística dos representantes do Sindicato de Professores , Simone Santos ; Ozelita Leite , Luziene , Manoel Vieira; Secretaria de Cultura do Municipio em nome de Wilson Souza  Feita a abertura com as boas - vindas, o  Grupo de mobilização trouxe para o público , um pouco do que ocorreu há 100 anos na Semana de Arte moderna no Brasil; evento que rompeu com alguns paradigmas no cmpo da arte e da Literatura no inicio do Século 20 , trouxe algumas ilustrações com  um contexto histórico necessário para o momento atual ; depois falou-se de quantas provocações e edições foram feitas de Chás Literários, alguns nascidos dentro da sala de aula, e da extensão de convites pra nossos municípios vizinhos : Belagua e São Benedito; há três edições por exemplo , que contamos com a presença do amigo, escritor  Antônio José de São Benedito ! E como foi dito por nossa equipe de mobilização pra esse fato, é que temos potencial suficiente e grandes nomes e contribuições para criarmos nossa Academia e vislumbrar a “imortalidade” através da arte que representamos !

com a talentosa Clara
Por fim, foi falado de forma objetiva o que é a academia , qual seu papel no contexto social de uma sociedade , e quais pessoas podem contribuir e serem membros ! Abriu-se espaço para perguntas e sugestões, anotadas por nossa Secretária da reunião , Professora Simone! Fizemos destaque para alguns itens do Estatuto e do quanto sera importante que o maior numero de representantes leiam e conheçam os detalhes legais para instituição de uma  Academia.  Dali saímos com as ideias organizadas pra nosso próximo momento, criou -se uma Comissão Provisória, acrescentando ao grupo já existente entre eles alguns nomes que já colaboram com  eventos similares : Dona Betinha , escritora; Norma Silva , Advogada ; Mateus , Professor Graduando de História; Julia Almeida , Assistente Social;  Darlene Bastos , Professora ; Ezequias,  músico ; Marcio Dourado , músico ; Antônio José , Professor , Escritor ; Simone Santos, Professora; Manoel Vieira ,Professor;  Noeme Barros, Advogada; Ana ,Historiadora ; Nevinha Ramos,Professora. Ao encerrar, a equipe organizadora do evento, considerou bastante proveitosa a reunião e ficou de marcar nova data para os próximos passos. Registro de fotos feitos pelo amigo Luis Veras e Denice , a eles nossa gratidão.

[






 

Um comentário:

G. Miguel. Poeta. disse...

Olá me chamo Miguel, sou professor pleno em Pedagogia e amante da poesia e cia. Parabenizo a todos pelo evento e fico feliz pela iniciativa de criarem um espaço desse na cidade de Urbano Santos. Em breve estarei no futuro compartilhando algum trabalho juntamente com os demais que irão.

Postagem em destaque

Seu filho tem nome de Anjo... Renascerá o Gabriel

  Era para começar com era uma vez ...mas opto por alternar, não se trata de tese, de ensaio , fiz um crivo dentro de minha compreensão e pe...