Dicas e critérios para a redação no Enem 2012


Guia lançado pelo Inep traz orientações sobre a correção da redação no Enem, a fim de tornar claros os critérios e ajudar o participante a aperfeiçoar o seu estudo.
enem-2012-redacao1
A redação no Enem vinha sendo um problema para muitos participantes, que por vezes recebiam pontuações baixas, sem nem entender os critérios de avaliação. Buscando tornar transparente a metodologia de correção, o Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), lançou o manual “A redação no Enem 2012 – guia do participante”.
O documento de 50 páginas traz muitas dicas para escrever melhor, de modo que o candidato possa atender às expectativas do exame. Para isso, é feito um detalhamento das cinco competências a serem avaliadas (veja abaixo).
Outro atrativo do guia é a análise da proposta de redação do Enem 2011 e das redações que obtiveram nota máxima no mesmo concurso, mostrando a estrutura ideal dos textos e os detalhes que podem fazer diferença. Dessa forma, é possível observar na prática os critérios explicados, o que é de grande utilidade para professores e estudantes do Ensino Médio e de cursinhos pré-vestibulares.
Com tiragem inicial de 1,7 milhão de exemplares, o guia será distribuído para todos os alunos e professores de escolas públicas, mas já é possível baixar a versão digital no site do Inep.

As cinco competências avaliadas na redação do Enem 2012:

1 - Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita;
2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação;
5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
  • Publicação extraída do Jornal Mundo Jovem: 31.07.2012

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Seu filho tem nome de Anjo... Renascerá o Gabriel

  Era para começar com era uma vez ...mas opto por alternar, não se trata de tese, de ensaio , fiz um crivo dentro de minha compreensão e pe...